O mundo sob meus olhos

O mundo sob meus olhos
A racionalidade não é tão obvia... A realidade é variante... E as ações?! São reflexos dos indivíduos, uma loucura consciente do mundo social, que cada vez mais se torna metódica. E para viver, desejo encontrar métodos eficazes para os grandes desafios do processo evolucionário...

10.20.2012

Freud, explica!?




Freud muito nos auxilia quando vamos entender o comportamento humano e suas significantes condutas variantes... A sexualidade esta associada ao amadurecimento do indivíduo,Freud nos mostra que na fase infantil já se encontra o desenvolvimento da sexualidade humana, nas fases do desenvolvimento psicossexual,fase Oral, Anal, Fálica e assim por diante... A construção de identidade, personalidade e sociabilidade esta voltada para ínfimos detalhes do consciente e do subconsciente de cada indivíduo.


Extraído de um site de pesquisas, trago uma síntese explicativa sobre os três conceitos da teoria psicanalítica de Freud.


- Id: O Id é a fonte de energia psíquica de uma pessoa, de origem orgânica e hereditária e que segundo Freud,estava ligada principalmente a libido,isto é, impulso sexual. O Id se apresenta na forma de instintos que impulsionam o organismo, estando relacionados a todos os impulsos não civilizados, de tipo animal. O Id não tolera tensão, se a tensão atinge certo nível o Id age no sentido de descarrega-lo. O Id é regido pelo princípio do prazer, ou seja, sua função é procurar o prazer e evitar o sofrimento.


- Ego: Este termo significa "eu" em latim. O Ego é responsável pelo contato do psiquismo com a realidade, o mundo externo ao indivíduo. O Ego atua como princípio da realidade, estabelecendo equilíbrio entre as reivindicações do Id(inconsciente) e as exigências do superego com relação ao mundo externo. O Ego é o comportamento psicológico da personalidade, cujas funções básicas são a percepção, a memória, os sentimentos e os pensamentos. Localiza-se portanto na zona consciente da mente.


- Superego: Atua como sensor do Ego. É o representante interno das normas e valores sociais que foram transmitidos pelos pais através do sistema de castigos e recompensas impostos à criança. Ele é estruturado durante a fase fálica¹, quando ocorre o Complexo de Édipo. É nesse momento que a criança começa a internalizar os valores e as normas sociais. São nossos conceitos do que é certo e errado. O Superego nos controla e nos pune(através do remorso,sentimento de culpa)quando fazemos algo errado e também nos recompensa(sentimos satisfação, orgulho)quando fazemos algo meritório. O Superego procura inibir os impulsos do Id, uma vez que esse não conhece a moralidade. O Superego é, portanto, o comportamento moral e social da personalidade.




------------------------------------------------------------------------------------
Referência:
- http://www.luzes.org

Interagindo com personalidade!

As características das pessoas são formadas a partir das qualidades e os ditos defeitos... Todas as pessoas obtém esse misto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir... Ao invés de criticar o outro, devemos compreender e entender que ninguém - eu disse NINGUÉM! - vai esta livre dessa junção de características que forma o indivíduo e suas ações... Essa junção de características chamada personalidade, consolida as diferenças das pessoas, e devemos respeitar mesmo que seja totalmente incomum à própria perspectiva. O famoso respeito mútuo! Superemos bobeiras e enxerguemos que a diversidade da comunicação interpessoal é fundamental para a construção das interações do mundo social.